Agora vai ficar mais fácil conhecer o novo roteiro turístico do Paraná. Na quarta-feira (9) foi lançado o mapa, dividido por regiões, com as informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel - feira multisetorial em Francisco Beltrão.
Iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), a rota foi lançada no final do ano passado e tem a intenção de incentivar o turismo rural, com a produção de queijos como principal atrativo.
O Secretário de Agricultura de Pinhal de São Bento Silvestre Barcki destacou a importância do município estar contido nessa rota e entende isso como uma porta para o crescimento dos negócios no campo.
“Estamos trabalhando com a implantação do SUSAF que é Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte aqui no município. Esse projeto já passou pela Câmara de Vereadores e agora cabe ao município promover a implantação das regras e ações para que o município esteja credenciado no SUSAF estadual. Com essa inspeção que será feita na agroindústria do município, o produtor poderá vender seu produto em qualquer outro município do estado”, destacou o Silvestre.
De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor.
“Este conjunto de forças, graças à união entre setores do Governo e prefeituras, ganha um contorno com estratégias corretas para estimular o crescimento da produção e, através do queijo, agregar valor ao leite e transformá-lo em mais uma cadeia vitoriosa no mercado”, reforça Ortigara.
Além do mapa, foi lançado o material publicitário do roteiro com informações como endereço, contato e queijos produzidos em cada propriedade.