Apresentação da Carta de Serviços ao Usuário - Secretaria Municipal de Saúde

A Carta de Serviços ao Usuário da Prefeitura do Município de Pinhal de São Bento-PR é uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços públicos e aproxima a administração pública dos moradores do município, ao prezar pela transparência, pelo foco no cidadão e no controle social da administração pública. Ela informa os serviços prestados pelo poder municipal, qual órgão é responsável por cada um deles e como eles podem ser acessados pelos cidadãos.

A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de controle social que facilita a sua participação nas ações e programas do Governo Municipal. Nela você encontrará informações claras e acessíveis sobre os serviços prestados por cada secretaria.

Bem informado, você poderá avaliar os compromissos assumidos pelo Governo em relação aos serviços que presta. Após sua leitura, solicite, questione e colabore. As informações irão facilitar seu dia a dia.

Secretário:

Vilmar Bazanella

Contato:

Fone: 46 3560-1160

e-mail: kati.pasa@gmail.com

Formas de acompanhamento: telefone, pessoalmente e/ou online.

Forma de solicitação do serviço: presencial e/ou online.

Horário de funcionamento: 07h30min às 11h30min e 13h00 às 17h00

Serviços Oferecidos
Serviço 1

ATENDIMENTOS GESTANTES

Descrição: Garante acesso e atenção ao pré–natal com equipe multiprofissional (enfermeiro, médico, nutricionista, dentista e psicólogo) desde a identificação da gestação através da solicitação de exame Beta-hcg, vinculação com maternidade conforme estratificação de risco para o parto até a visita domiciliar na primeira semana após o nascimento do bebê.

Fluxo:

Compete a Recepção:

  • Acolhimento e orientações

  • Encaminhamento para Enfermeiro ou Médico


 


 

Compete ao Enfermeiro:

  • Inscrever a gestante no pré-natal através de abertura de carteirinha da gestante; cadastro no sistema de acompanhamento de gestantes do SCAERA/SESA; preenchimento da planilha de estratificação e preenchimento do prontuário eletrônico do ESUS, identificando-a como gestante;

  • Vincular as gestantes ao hospital/ maternidade, de acordo com sua estratificação de risco;

  • Solicitação de exames de rotina de acordo com a idade gestacional, seguindo a Linha Guia de Cuidado Materno Infantil da SESA;

  • Agendamento de consulta de pré-natal com o Médico, Nutricionista e Dentista da Unidade de acordo com protocolo;

  • Encaminhar para atendimento psicológico quando identificada necessidade.

Compete ao Médico:

  • Atendimento de consulta pré-natal de rotina, conforme agendamento e demandas de emergência no dia;

  • Realizar estratificação de risco a cada consulta;

  • Encaminhamento para atendimento na unidade de referência de acordo com a estratificação de risco.

Quem faz este tipo de atendimento:

  • Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento

Rua Presidente Vargas, 273 – Centro – Pinhal de São Bento Pr

Fone: (46) 3560-1154

 

Horário de Atendimento das Unidades:

  • Segunda a Sexta Feira das 07:30 as 11:30hrs e das 13:00 as 17:00

Documentos necessários:

  • Exame confirmatório de gestação: beta hcg ou ecografia ( caso não possua, o enfermeiro pode solicitar);

  • Documento de Identidade;

  • Comprovante de Residência;

  • Cartão do Sus;

  • Carteira de Vacinação.

  •  

Processo de Trabalho:

  • Utilizado como referência de atendimento: Linha de Guia de Cuidado Materno Infantil

Referência de acompanhamento:

  • Consultas mensais (agendamento realizado após cada consulta)

  • Intercorrências são atendidas como prioridade, sem agendamento prévio;

  • As gestantes devem realizar o agendamento na Unidade Básica de Saúde ou pelo Tele Atendimento (46) 98406-9960

  • Realizados encaminhamentos e agendamentos conforme Estratificação de Risco.

Serviço 2

ATENDIMENTO PUÉRPERA

Descrição: Avaliação do estado de saúde da mulher de preferência na primeira semana pós-parto, com acesso as ações do planejamento familiar;

Fluxo:

  • Visita domiciliar até o 5 dia pós-parto

  • Agendamento de consulta Puerperal na mesma data da 1º consulta de puericultura do RN

Quem faz este tipo de atendimento:

  • Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento

Rua Presidente Vargas, 273 – Centro – Pinhal de São Bento Pr

Fone: (46) 3560-1154


 

Horário de Atendimento das Unidades:

  • Segunda a Sexta Feira das 08:00 as 12:00hrs e das 13:00 as 17:00

Documentos necessários:

  • carteirinha de gestante

  • cartão do SUS

 

Processo de Trabalho:

  • Utilizado como referência de atendimento: Linha Guia de Cuidado Materno-Infantil

Referência de acompanhamento:

  • Realizado uma visita e uma consulta durante o puerpério ou conforme necessidade individual de cada paciente.

  • Intercorrências são atendidas como prioridade, sem agendamento prévio;

Serviço 3

ATENDIMENTO CRIANÇAS

Descrição: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento aos primeiros anos de vida.

Fluxo:

  • Visita domiciliar programada até o 5 dia de vida (Enfermeiro, Dentista ou Técnico de Saúde Bucal e Agente Comunitário de saúde);

  • Agendamento de Puericultura (Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento até o primeiro ano de vida);

  • Consultas agendadas para o dia de aniversário de mês da criança ou no máximo 3 dias antes ou depois;

Quem faz este tipo de atendimento:

  • Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento

Rua Presidente Vargas, 273 – Centro – Pinhal de São Bento Pr

Fone: (46) 3560-1154


 

Horário de Atendimento, Endereços e telefones das Unidades:

  • Segunda a Sexta Feira das 07:30 as 11:30hrs e das 13:00 as 17:00

Documentos necessários:

  • Cartão do SUS

  • Certidão de Nascimento

  • Carteira de Saúde da Criança

Processo de Trabalho:

  • Utilizado como referência de atendimento: Linha Guia de Cuidado Materno-Infantil


 

Referência de acompanhamento:

O cronograma de consultas, prevê acompanhamento obrigatório e com maior frequência no primeiro ano de vida, independente da estratificação de risco, composto de no mínimo 08 consultas:

Mensal até o 6 mês

Trimestral do 6 ao 12 mês

Semestral do 12 ao 24 mês

Anual a partir do 3 ano de vida

  • Atendimentos agudos como: febre, dor e outras intercorrências são atendidas como livre demanda;

  • Realizados encaminhamentos e agendamentos no MACC, conforme Estratificação de Risco (Risco Intermediário e Alto Risco);

  • As consultas de puericultura são realizadas por profissional médico ou enfermeiro, de acordo com a idade da criança.

Serviço 4

SAÚDE DA MULHER

Descrição:

Realização de coleta de exame citopatologico (PREVENTIVO) de colo de útero, solicitação de mamografia.

Consulta médica de rotina para avaliação integral da saúde da mulher.

População alvo para Preventivo: Mulheres a partir do momento que iniciam atividade sexual até os 64 anos;

População Alvo Mamografia Rastreamento: Mulheres entre 50 e 69 anos, ou acima de 35 anos com histórico familiar de Câncer de Mama ou ovário.

Obs.: Mamografia Diagnóstica é realizada em qualquer faixa etária, a critério médico.

Fluxo:

  • Coletas de preventivos são realizadas nas terças-feiras, pelo profissional enfermeiro, mediante agendamento prévio;

  • Solicitações de mamografias podem ser solicitadas durante consulta médica ou de enfermagem;

  • Outros exames necessários ao para avaliação integral da saúde da mulher são solicitados por profissional médico em consulta previamente agendada.


 

Documentos Necessários:

  • CARTÃO SUS

  • CPF

  • Documento de Identidade

Processo de Trabalho:

  • Realizar agendamento na Unidade de Saúde;

  • Realizar a coleta na data agendada, levando em consideração os cuidados orientados previamente durante o agendamento;

  • A coleta é realizada por profissional enfermeiro;

  • As laminas são encaminhadas para avaliação em laboratório específico no Município de Francisco Beltrão;

  • As pacientes devem procurar pelo resultado após 20 a 30 dias da data da coleta, na recepção da Unidade de Saúde;

  • Exames que apresentarem alterações são avaliados pelo profissional enfermeiro que agendará consulta médica prioritária e comunicará a paciente através do agente comunitário de saúde.

  • Consultas médicas de rotina devem ser agendadas com antecedência.

Referência de acompanhamento:

  • Os exames preventivos de câncer de colo de útero devem ser realizados anualmente em paciente com resultados sem alteração ou conforme indicação médica;

  • As mamografias devem ser realizadas a cada 2 anos em pacientes com resultados sem alteração ou conforme orientação médica.

Serviço 5

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Descrição: É um programa de transferência direta de Renda do Governo Federal, direcionado as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Atualmente as famílias podem participar desde que tenham em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Fluxo:

  • Procurar o CRAS do município e realizar Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

  • Após CADASTRO ÚNICO, o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona mensalmente de forma automatizada as famílias que serão incluídas para receber o benefício;

  • Os beneficiários receberão um cartão com o número do NIS (número de identificação social);

  • A Família beneficiaria do programa precisam cumprir alguns requisitos nas áreas de saúde e educação, são elas: frequência escolar das crianças e jovens de 06 a 15 anos; vacinação em dia; acompanhamento nutricional das crianças menores de 07 anos, pré-natal das gestantes e rastreamento de câncer de colo de útero e mama através da realização de coleta de exame citopatológico e mamografia.

  • Os beneficiários precisam passar por uma avaliação na unidade de saúde pelo menos uma vez por semestre, em datas pré-definidas pela Unidade de Saúde.

  • Beneficiários que durante o semestre foram atendidos na Unidade de Saúde e tiveram seus dados registrados no sistema ESUS, tem seus dados migrados automaticamente ao sistema do Bolsa Família, desobrigando o comparecimento no dia da pesagem.

  • Neste acompanhamento na UBS são avaliadas as condicionalidades do programa, que são registradas sistema do Bolsa Família no sítio do E-Gestor.

Documentos Necessários: ( Para acompanhamento na UBS)

  • Cartão do SUS de toda família

  • Carteirinha de vacinação de toda família

  • Comprovante de Realização de Exame Citopatologico de colo de Útero (Preventivo)

  • Carteirinha de gestante (se gestante)

Processo de trabalho:

  • Comparecer na UBS para acompanhamento nas datas programadas;

  • Manter sempre endereços e telefones atualizados no CRAS;

Referência de acompanhamento:

  • Atentar para as datas de pesagem (acompanhamento das condicionalidades), que são divulgadas pela Unidade Básicas de Saúde através dos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares.

  • Acompanhamento semestral -- 1º acompanhamento (janeiro a junho), 2º acompanhamento (julho a dezembro).

Serviço 6

CONSULTAS MÉDICAS

Descrição:

O Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento oferece atendimento médico de segunda a sexta-feira, durante todo o período de atendimento. As consultas são preferencialmente agendadas e a demanda espontânea é acolhida e atendida conforme classificação de risco.

Fluxo:

  • As unidades básicas de saúde possuem agendas específicas para grupos de Risco: Gestantes, Crianças menores de 1 ano, Hipertensos, Diabéticos, Idoso e Saúde Mental;

  • Para agendamento o paciente deve procurar a o Centro de Saúde ou via Tele atendimento;

  • Qualquer tipo de atendimento médico eletivo pode ser agendado;

  • Além dos agendamentos, a unidade conta com atendimento de livre demanda (situações agudas como febre, dor, alterações de sinais vitais e urgências e emergências, de acordo com a estratificação de risco) ;

Documentos necessários:

  • Cartão do SUS

  • Documento de Identidade

Processo de Trabalho:

  • Para as consultas de forma geral, o paciente deve procurar a recepção da Unidade Básica de Saúde para que seu nome seja colocado no sistema e identificado como agendamento ou livre demanda

  • Após, a triagem é realizada na pré-consulta, onde os pacientes passam por uma CLASSIFICAÇÃO DE RISCO e são atendidas pelo médico na ordem da classificação.


 


 


 


 

TODO PACIENTE SERA ATENDIDO SEGUINDO-SE A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, CONFORME PRIORIDADE ESTABELECIDA PELO PROTOCOLO

 

ATENDIMENTO IMEDIATO (ALTO RISCO DE VIDA)

 

 

 

Necessita de intervenção da equipe no mesmo momento, obrigatoriamente com a presença do médico. Exemplo: Parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória grave, convulsão, rebaixamento do nível de consciência, dor severa.

 

 

 

 

 

 

 

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO (RISCO MODERADO)

 

 

 

Necessita de intervenção breve da equipe, podendo ser ofertada inicialmente medidas de conforto pela enfermagem, até a nova avaliação do profissional mais indicado para o caso. Exemplo: crise asmática leve e moderada, febre sem complicação, gestante com dor abdominal, usuários com suspeita de doenças transmissíveis, pessoas com ansiedade significativa, infecções orofaciais disseminadas, hemorragias bucais espontâneas ou decorrentes de trauma, suspeita de violência.

 

 

 

 

 

 

 

ATENDIMENTO NO DIA (RISCO BAIXO OU AUSÊNCIA DE RISCO COM VULNERABILIDADE IMPORTANTE)

 

 

 

Situação em que precisa ser manejada no mesmo dia pela equipe, levando em conta a estratificação de risco biológico e a vulnerabilidade psicossocial. O manejo poderá ser feito pelo enfermeiro e/ou médico e/ou odontólogo ou profissionais do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica dependendo da situação e dos protocolos locais. Exemplo: disúria, tosse sem sinais de risco, dor lombar leve, renovação de medicamento de uso contínuo, conflito familiar, usuário que não conseguirá acessar o serviço em outro momento.

 

 

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO NÃO AGUDA

 

 

 

Condutas possíveis: Orientação específica e/ou sobre as ofertas da unidade; adiantamento das ações previstas em protocolos (ex.: teste de gravidez, imunização); agendamento/programação de intervenções. Vale salientar que o tempo para o agendamento deve levar em conta a história, vulnerabilidade e o quadro clínico da queixa.

 

 

 

 

 

 

 

Referência de acompanhamento:

  • Atendimento médico de Segunda a Sexta Feira das 07:30 as 11:30 e das 13:00 às 17:00, sendo que no período da manhã há 2 profissionais em atendimento.

Serviço 7

ATENDIMENTO DE ODONTOLOGIA

Descrição:

A área de Odontologia é responsável por direcionar as ações de saúde bucal à população do município, visando à melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas e preventivas e na área assistencial, ofertando procedimentos odontológicos básicos e especializados na rede municipal de saúde.

Estrutura organizacional

O município conta com duas equipes de saúde bucal, com atuação de 40 horas semanais no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento.

Atenção e Assistência Odontológica

Atenção Primária – Unidades Básicas de Saúde

As ações básicas de saúde bucal são realizadas no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento para a população em geral.

  • Ações preventivas: são realizadas as atividades educativas para a prevenção de cárie, câncer de boca, má oclusão, doenças de gengiva e trauma dentário, de forma individual ou coletiva, na própria unidade ou espaços sociais dentro de sua área de abrangência, em grupos de gestantes, idosos, escolas etc.

  • Procedimentos clínicos em dentística restauradora, prevenção e periodontia básica e cirurgia oral, tendo como referência a atenção secundária quando necessária.

Atenção Secundária – Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

O Município possui credenciamento de Laboratório de Prótese Dentária pelo Programa Brasil Sorridente, sendo o serviço de prótese o único serviço especializado realizado no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento.

Demais atendimentos necessários são referenciados a Associação Regional do Sudoeste no município de Francisco Beltrão.

Serviço 8

CARTÃO DO SUS

Descrição:

Fornecimento de cartão sus a todos os moradores do município;

Fluxo:

  • Procurar a Secretaria Municipal de Saúde, setor de agendamento;

  • Antes de emitir o Cartão é realizada uma consulta via web, para ver se o cidadão já possui o cartão ou se é necessário a emissão de um novo. O processo pode demorar alguns minutos, de acordo com a disponibilidade de transmissão dos dados via web, ou do número de cartões que o cidadão já possui.

Documentos Necessários:

  • RG

  • CPF

  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO (CRIANÇAS)

  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Processo de trabalho:

  • Após a apresentação dos documentos o cartão é gerado e entregue ao paciente, ou familiar de primeiro grau;

  • Sempre que houver mudança de endereço ou telefone, o paciente deve procurar a Secretaria de Saúde para atualização dos dados;

Referência de acompanhamento:

  • O Cartão do Sus tem validade em todo território nacional

Serviço 9

TESTES RÁPIDOS

Descrição:

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. No município são ofertados testes que identificam as Hepatites Virais B e C; HIV e SIFÍLIS;

Fluxo:

  • A recomendação é que toda pessoa que se expôs a alguma situação de risco como: sexo desprotegido, compartilhamento de seringas e agulhas, lamina de barbear, alicates de unha, ou qualquer objeto cortante, realizem o teste.

  • A Unidade de Saúde possui enfermeiros treinados, aptos para realizar o teste;

Documentos Necessários:

  • Cartão SUS

  • Documento de Identidade

Processo de Trabalho:

  • Demanda espontânea, os exames são realizados no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento conforme a procura pelo usuários.

Referência de acompanhamento:

  • Os testes são repetidos conforme histórico e necessidade de cada paciente;

  • Os pacientes com testes reagentes são encaminhados ao setor de epidemiologia para notificação, tratamento e acompanhamento.

Obs.: Os pacientes não precisam estar em Jejum para coleta.

Serviço 10

VISITAS E CURATIVOS DOMICILIAR

Descrição:

Pacientes acamados ou domiciliados que não possuem condições para buscar atendimento nas Unidades Básicas de saúde, podem solicitar atendimento domiciliar.

Fluxo:

  • A visita pode ser solicitada pelo familiar ou pelo próprio paciente pessoalmente ou através do telefone da unidade, informando o tipo de atendimento (Curativos, avaliação médica, verificação de sinais vitais)

Documentos Necessários:

  • Cartão SUS

  • Comprovante de Residência


 


 

Processo de trabalho:

  • Os dias e horários das visitas são ajustados pela equipe da unidade, conforme disponibilidade dos profissionais;

  • Na solicitação, o paciente ou familiar devem passar para a unidade de saúde os dados do paciente e o endereço completo.

Referência de acompanhamento:

  • Conforme necessidades de cada paciente são agendadas as demais visitas;

Serviço 11

ATENIDMENTO NAS FARMACIAS DAS UNIDADES DE SAÚDE

Descrição:

Dispensação de medicações para atender toda a população do município, nas enfermidades temporárias ou ainda atender aos pacientes que fazem uso continuo.

Fluxo:

  • Pacientes passam por consultas médicas e que tenham em mãos a prescrição médica podem retirar os medicamentos junto a Farmácia Básica da Unidade de Saúde;

Documentos Necessários:

  • Cartão SUS

  • Receituário Médico;

  • Documentos Pessoais (RG e CPF)

Processo de trabalho:

  • Dispensações dos medicamentos são realizadas pelo profissional habilitado.

Local de Atendimento:


 

Formas de contato:

  • Pelo Telefone (46)35601154

  • Whats app 46 98406-9960

Serviço 12

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

  • Descrição:

  • A Secretaria da Saúde possui setor de agendamento para consultas, exames e cirurgias nos diversos prestadores.

Serviço 13

CONSULTAS OU EXAMES VIA CONSORCIO

Descrição:

A Secretaria da Saúde possui convenio com a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para o qual são encaminhadas as consultas especializadas nas mais diversas áreas, bem como exames de média complexidade.

Fluxo:

  • Pacientes passam por avalição do Médico Clinico Geral no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento, havendo a necessidade, o profissional encaminha o paciente para uma avaliação especializada.

  • Paciente deve dirigir-se a Secretaria Municipal de Saúde para agendamento de sua consulta ou exame de especialidade.

Documentos Necessários:

  • Cartão Nacional do Sus (CNS);

  • Documentos Pessoais (RG, CPF);

  • Guia de Referência do Médico Clinico;

  • Guia de Solicitação de Exames;

  • Comprovante de residência.

Processo de trabalho:

  • Todas as consultas e exames de média complexidade, realizadas através do consórcio, são agendas na Secretaria de Saúde, através do sistema IDS, onde os pedidos são incluídos na fila de espera, estas dividas em Urgente e Eletivas, e marcadas em ordem cronológica da fila.


 

Previsão de Atendimento:

  • Para as consultas, a previsão de atendimento varia de acordo com a especialidade liberadas pelo consorcio.

  • Para os exames, são agendados de acordo com as previsões orçamentárias disponível mensalmente pelo município e as agendas das clinicas responsáveis pela execução dos exames.

Formas de contato:

  • Pelo Telefone (46)3560-1160

  • Whats app (46) 98406-9960

  • Email: saudepinhal@gmail.com

  • E-mail: kati.pasa@gmail.com 
Serviço 14

CONSULTAS e EXAMES VIA CARE – REGULAÇÃO VIA ESTADO

Descrição:

Consultas e Exames via CARE são aquelas que não fazem parte da atenção básica, que necessitam de uma avaliação ou procedimento de especialidade.

Fluxo:

  • Pacientes passam por avalição do Médico Clinico Geral no Centro de Saúde NIS I do município ou em especialista da Rede Pública, havendo a necessidade o profissional encaminha o paciente para uma avaliação fora na rede hospitalar do estado

  • Paciente deve dirigir-se a Secretaria Municipal de Saúde, setor de agendamento para cadastramento da solicitação no sistema CARE, que contempla as unidades públicas e conveniadas ao estado para realização do procedimento solicitado.

Documentos Necessários:

  • Cartão Nacional do Sus (CNS);

  • Documentos Pessoais (RG, CPF);

  • Guia de Referência do Médico Clinico;

  • Guia de Solicitação de Exames;

  • Comprovante de residência

Processo de trabalho:

  • Todas as consultas e exames de média complexidade, realizadas através do CARE, são agendas na Secretaria Municipal de Saúde.

  • Todas as consultas e exames são regulados pelo Estado.

Forma de Atendimento:

  • Todos os atendimentos via CARE, obedecem a uma ordem de inclusão no sistema de regulação do estadual.

  • O Paciente agendado entrará na fila de abrangência estadual, aguardando a ser chamado;

  • As cotas de consultas e exames são distribuídas a cada município obedecendo ao per capita de cada Município.

Formas de contato:

Serviço 15

EXAMES LABORATORIAIS

Descrição:

  • Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.

  • Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos.

  • A realização de exames divide-se em:

    • Fase pré-analítica: começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial.

    • Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita.

    • Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.


 


 

Fluxo:

  • Pacientes passam por avalição do Médico Clinico Geral no Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento, havendo a necessidade o Médico solicita a realização de exames laboratoriais.

  • De posse do pedido médico, o Paciente deve dirigir-se ao Posto de Coleta do laboratório conveniado ao Município para agendamento, ou solicitar via agendamento na secretaria autorização para realização dos exames via consórcio.

Documentos Necessários:

  • Cartão Nacional do Sus (CNS);

  • Documentos Pessoais (RG, CPF);

  • Guia de Solicitação de Exames emitido pelo Médico;

Processo de trabalho:

  • Agendamento dos exames no Posto de Coleta;

  • Coleta do Material junto ao Laboratório contratado pela Prefeitura;

  • De posse do resultado dos exames, retornar a Unidade de Saúde para nova avalição Medica.

Formas de contato:

  • Pelo Telefone (46) 98402-9688; ou (46) 3560-1160

    Para o resultado dos exames o Paciente desloca – se até o Laboratório contratado, ou solicita o resultado a recepção da Unidade de Saúde que te acesso ao site do laboratório.
Serviço 16

VIGILANCIA SANITARIA

Descrição:

As ações de Vigilância Sanitária (VISA) visam promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Área de Atuação da Vigilância Sanitária:

  1. Nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos.

Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.;

  1. Nos locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde.

Farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene, produtos hospitalares (indústria, comércio e rotulagem) importadora, exportadora, distribuidora, transportadora, armazenadora de medicamentos, cosméticos e saneantes.

  1. Nos locais de serviços de saúde

Hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos, presídios, profissionais de saúde, etc..

  1. No meio ambiente

Controla a qualidade da água, ar, solo, saneamento básico, calamidades publicas, transporte de produtos perigosos, monitora os ambientes que causam danos à saúde, entre outros.

  1. Nos ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador

Identificação e intervenção dos locais de trabalho das pessoas como lojas, fábricas, transportes, escritórios, etc.

  1. Na pós-comercialização

Investiga situações que envolvem reações adversas a medicamentos, sangue e produtos para saúde, intoxicação por produtos químicos, etc.

  1. Nos projetos de arquitetura

Analisa projetos de construção, reforma, adaptação ou ampliação no que interfere na saúde das pessoas, em residências, hospitais, clínicas, fábricas, escolas, etc.

  1. Em locais públicos

Shoppings, cinemas, clubes, óticas, postos da gasolina, estádios, piscinas, escolas, cemitérios, salões de beleza, portos, aeroportos, áreas de fronteira, entre outros.

Formas de contato:

Local Atendimento:

  • Junto ao Centro de Saúde NIS I de Pinhal de São Bento, entrada pela Rua Santa Terezinha, s/n, Centro.

Horário Atendimento:

  • De Segunda a Sexta – 07:30 as 11:30 – 13:00 as 17:00hrs

Serviço 17

VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA

Conceito de Vigilância Epidemiológica:

É o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

São funções da vigilância epidemiológica:

  • Coleta de dados;

  • Processamento de dados coletados;

  • Análise e interpretação dos dados processados;

  • Recomendação das medidas de controle apropriadas;

  • Promoção das ações de controle indicadas;

  • Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;

  • Divulgação de informações pertinentes.

Doenças Compulsórias Acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica

De acordo com a Portaria 1.943 de 18/10/2001 do Ministério da Saúde as doenças que necessitam acompanhamento e investigações pelo departamento de vigilância sanitária são:

1. Botulismo

2. Carbúnculo ou "antraz"

3. Cólera

4. Coqueluche

5. Dengue

6. Difteria

7. Doença de Chagas (casos agudos)

8. Doença Meningocócica e outras Meningites

9. Esquistossomose (em área não endêmica)

10. Febre Amarela

11. Febre Maculosa

12. Febre Tifóide

13. Hanseníase

14. Hantaviroses

15. Hepatite B

16. Hepatite C

17. Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em gestantes e crianças expostas ao meio de transmissão vertical

18. Leishmaniose Tegumentar Americana PORTARIA DE DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA G UIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FUNASA 27

19. Leishmaniose Visceral

20. Leptospirose

21. Malária (em área não endêmica)

22. Meningite por Haemophilus influenzae

23. Peste

24. Poliomielite

25. Paralisia Flácida Aguda

26. Raiva Humana

27. Rubéola

28. Síndrome da Rubéola Congênita

29. Sarampo

30. Sífilis Congênita

31. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

32. Tétano

33. Tularemia

34. Tuberculose

35.Varíola

Formas de contato:

Local Atendimento:

  • Junto a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhal de São Bento, Rua Presidente Vargas, s/n, Centro

Horário Atendimento:

  • De Segunda a Sexta – 07:30 as 11:30 – 13:00 as 17:00hrs

Avenida São Roque
Pinhal de São Bento, PR
CEP: 85727-000
 
Contato:
(46) 3560-1122
Horário de Atendimento:
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